Hoje seria o aniversário de 99 anos do pernambucano Luiz Gonzaga, oi Rei do Baião o responsável pela popularização do forró (o de verdade) no país inteiro, alegrando com sua sanfona, as festas juninas, os forrós-pé-de-serra, bem como a pobreza e as tristezas do povo do sertão nordestino.
O Rei do Baião, com seu velho chapéu de couro, contava sua história as dores e os amores de um povo que ainda não tinha vez, nem voz, nas melodias da sua sanfona, e por ser essa figura tão nordestina, deixo essa homenagem para ele e para todos os nordestinos que aqui acessam.
"Respeita Januário", uma das canções mais conhecidas dele, tirando Asa Branca, contava a história de quando ele voltou do Rio de Janeiro, onde foi tentar a vida, com uma sanfona com mais baixos do que a sanfona de seu pai. O resto da história ele conta nesse vídeo.
Pagode Russo, outra obra de Gonzagão, tocada até hoje nos forrós e nas Kasas das Eskinas.
E a que não pode faltar, Asa branca.
Uma curiosidade: Em 2005, o presida Lula instituiu o dia nacional do forró em homenagem em homenagem ao nascimento do cantor. Desde então, todos os anos são realizados eventos para celebrar a data.
Parabéns, Luiz Lua Gonzaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário